Aviação sem crise: trabalhadores reiniciam luta por salários e melhorias

0

O Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre sediou, nos dias 14 e 15 de agosto, o Seminário de Planejamento da campanha salarial unificada de aeroviários e aeronautas, coordenado pela Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (Fentac/CUT) e pelo Dieese.

O evento reuniu dirigentes dos cinco sindicatos de aeroviários (POA, Recife, Guarulhos, Campinas, Nacional) e do Sindicato Nacional dos Aeronautas, para debater a conjuntura e as estratégias da campanha salarial 2015/16. As estratégias e propostas construídas durante o seminário serão debatidas com os trabalhadores, em assembleias da campanha, previstas para a primeira quinzena de setembro. Nelas, será aprovada a pauta de reivindicações que será entregue ao Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA) até 30 de setembro.

Crise não atinge aviação

Nos debates, os sindicalistas concluíram que a crise do país não atingiu o setor da aviação. Houve crescimento na demanda, maior aproveitamento das aeronaves e os trabalhadores passaram a produzir mais, ressaltam os sindicalistas, que vão lutar por reposição salarial e melhores condições de trabalho para ambas categorias.

De 2011 a 2014, o Produto Interno Bruto brasileiro (PIB) brasileiro teve um crescimento de 2,1%, sendo que, em 2014, a aviação civil brasileira apresentou crescimento de 5,61%, com aumento da demanda por voos domésticos e internacionais. “A expectativa é que a gente consiga fazer uma campanha tão boa quanto a do ano passado, na qual houve um momento histórico: a paralisação dos aeronautas e aeroviários, ocorrida em 22 de janeiro deste ano. Algo que não se via há muito tempo no setor. A criatividade dos sindicatos e a unidade dos trabalhadores serão fundamentais pra gente avançar”, afirma o diretor Leonel Montezana, recém-eleito presidente do Sindicato.

 DSC_0078  dsc_0095foto1514 dsc_0118foto1517 fentac-seminario

Share.

Comments are closed.