Aerovia?rios e aeronautas lanc?am campanha unificada com ato dia 14

0

A Fentac, os sindicatos de aeroviários e o Sindicato Nacional dos Aeronautas realizam ato de lançamento da campanha salarial unificada, em 14 de outubro, em Brasília. A expectativa dos trabalhadores é conseguir aprovar uma convenção que garanta aumento real, com reajuste de 11% sobre os salários e itens econômicos, e novos pisos.

A data-base de aeroviários e aeronautas é 1º de dezembro. Até lá, as entidades sindicais que representam os trabalhadores reúnem-se com os sindicatos patronais – SNEA, SNETA e SINEATA, em busca da ampliação de direitos nas novas convenções coletivas. “Em 2014, os trabalhadores da aviação deram toda sua contribuição para que o setor aéreo desse conta dos visitantes dos jogos da Copa. Esse é também um ano de eleição. Por outro lado, as empresas têm obtido lucros crescentes, ano após ano, num setor que cresce bem acima do PIB nacional. É hora dos trabalhadores receberem a contrapartida, através de uma CCT com um reajuste digno”, diz a direção do Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre.

A pauta de reivindicações já foi entregue às entidades patronais e as rodadas de negociação já começaram. Dados de um estudo da subseção do Departamento de Estatística e Estudos Socieconômicos (Dieese) na Fentac mostram que a aviação civil no Brasil vive uma boa fase.  O setor registrou crescimento nominal da receita de 5,7%, em junho de 2014, em comparação com junho de 2013. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), elaborada pelo IBGE. Os serviços de transporte aéreo acumularam expansão de 14,0% na receita nominal, no primeiro semestre de 2014, e 15,9% nos últimos 12 meses, findos em junho.

A demanda por transporte aéreo de passageiros, conhecida pela sigla RPK (Passageiro Km pago e transportado), ainda segundo levantamento do Dieese, nos últimos 11 anos, subiu 165%, três vezes mais que a economia no geral. Entre 2006 e 2014, houve aumento de 51,4% nos passageiros transportados. Eles passaram de 30,3 milhões (2006) para 59 milhões, no primeiro semestre de 2014. (Com Fentac)

Share.

Comments are closed.