Setembro Amarelo pela saúde mental no trabalho

0

Cerca de 14 mil casos por ano. Essa é a estimativa apresentada pelo Governo Federal sobre o número de suicídios no Brasil. A Fundação Jorge Duprat Figueiredo, de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro) ainda informa que é possível haver uma subnotificação desse número, fazendo que com mais de 38 pessoas cometam o ato todos os dias.

Ainda segundo dados do Governo Federal, apurados através da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), o sul do Brasil é o dono do triste título de região com maior quantidade de casos de depressão, com 15,2% dos adultos com 18 anos ou mais diagnosticados com a doença.

Sobre saúde mental no trabalho, as notícias trazidas pela Fundacentro são preocupantes. Segundo o texto apresentado no site da instituição, “o estresse no trabalho, pressão excessiva, assédio, carga de trabalho excessiva e falta de apoio emocional podem contribuir para problemas de saúde mental entre os trabalhadores e as trabalhadoras”.

A preocupação do Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre neste Setembro Amarelo vai de encontro ao que é apresentado pela Fundacentro. Para a entidade, o trabalho é algo que ocupa uma parte significativa da vida do trabalhador, e por isso este ambiente não pode ser prejudicial para a saúde mental.

“Devemos ouvir a ciência”, afirma a direção do Sindicato. Para os diretores, quando um estudo é publicado afirmando que o trabalho pode afetar a saúde mental e causar doenças como a depressão, é um sinal de alerta.

Combate ao assédio moral através da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (CIPA), uma remuneração justa e cargas de trabalho e de horas mais amenas são fatores sobre os quais a entidade pode, deve e vai atuar.

Por fim, a entidade recomenda a busca por atendimento especializado, como o de psicólogos e do Centro de Valorização da Vida, no 188. “Não deixe de buscar ajuda se tu sente que as coisas não estão bem. Ninguém precisa resolver tudo sozinho”, finalizam os diretores da entidade, que também se disponibilizam para orientar os trabalhadores que estiveram passando por dificuldades.

Share.

Leave A Reply

6 + 9 =