Dia Mundial de Combate à Aids acende alerta de combate à doença

0

Porto Alegre foi a capital com maior coeficiente de mortalidade por Aids no país em 2020. Ficando em segundo lugar na taxa de detecção da doença entre as capitais, Porto Alegre perde apenas para Manaus. Estas são informações da Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

Para o Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre, os números alarmantes apresentados nesses dados oficiais não devem servir para pânico, mas para conscientização.

Como aprendemos na pandemia do covid-19, a prevenção é a maior arma da população no caso de infecções virais, que é o caso da Aids. A utilização de preservativos, disponíveis nos postos de saúde, e o conhecimento sobre as formas de contágio da doença são fundamentais nesse aspecto.

Já num segundo momento, a realização de testes para detecção do vírus também é de suma importância para o tratamento. Estes destes são realizados de forma simples e rápida em postos de saúde e não demoram mais do que quinze minutos para os resultados ficarem prontos.

“Tanto testes quanto medicamentos para tratamento e até mesmo o acesso a essas informações sobre a Aids, hoje temos muito mais ferramentas para o combate à doença do que tínhamos tempos atrás”, afirma a diretoria do Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre. A direção, parceira nesta luta, ainda finaliza, “que os aeroviários incluam na sua rotina de cuidados de saúde esses testes e também os métodos preventivos”.

Share.

Leave A Reply

3 + 7 =