Editorial: Eleições podem tornar este Dia do Trabalhador o último deste difícil período

0

Os números para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil não são nada positivos. A inflação é um mal que voltou a nos assombrar, com um fantasma da década de noventa, e o desemprego continua com taxas altas.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) teve alta de 12,03% nos últimos doze meses. Este índice, que mede diversos itens, registrou altas recentes nos transportes, alimentação e bebidas, habitação e ainda outros itens. Ainda conforme o IBGE, através da sua Agência de Notícias, um dos grandes fatores para todas essas altas é a escalada de preços da gasolina.

Já quanto ao emprego, a Agência Brasil, que analisou números do IBGE, constatou que o número vem estável do último trimestre de 2021 para o primeiro trimestre de 2022. Porém, isso não significa que a realidade seja menos preocupante. São 11,1% dos brasileiros que estão desempregados, quase 12 milhões de pessoas.

Para o Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre, porém, há uma clara chance de ruptura com este período difícil, as eleições para o executivo e legislativo que tomarão o país no final do ano.

Segundo a entidade, a troca no poder pode fazer com que a realidade sofra uma mudança para melhor. “Vimos que este governo que dirigiu o país nos últimos 4 anos, seja no Congresso Nacional ou no Palácio do Planalto, não se interessou na qualidade de vida do Trabalhador”, afirma a entidade.

Para a direção sindical, caberá aos trabalhadores eleger representantes que sejam simpáticos aos seus interesses. “Para todos os cargos em disputa, Deputados Estaduais e Federais, Senadores, Governador ou Presidente, é necessária a mudança em favor da classe trabalhadora. Quem está lá teve sua chance e nos trouxe para este buraco, portanto é necessário que mudemos”, pontua a diretoria do Sindicato.

“Por um Dia do Trabalhador mais ameno, com a mesa mais farta, com o carrinho do supermercado mais cheio, pela feira mais saudável, pelo resgate da qualidade do emprego, precisamos provocar a mudança. Desejamos para todos os trabalhadores brasileiros um feliz Dia do Trabalhador e vamos para a Luta”, pontua a direção sindical.

Share.

Leave A Reply

5 + 6 =