Editorial: Dia Internacional da Mulher é sobre o que queremos para nós

0

Neste 8 de março temos mais um Dia Internacional da Mulher, data lembrada todos os anos pelo Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre com ações no Salgado Filho, distribuição de uma lembrancinha e tradicionais textos como este. Para este ano, o Sindicato pensou em propor uma discussão sobre o futuro, e este futuro não é necessariamente distante, mas pode ser o nosso amanhã.

De acordo com dados da Agência Brasil, em 2019, após sete anos de queda consecutiva, a diferença de salários entre homens e mulheres voltou a crescer 9,2%, isso considerando diversas áreas de atuação. No total, a pesquisa constatou que a mulher tende a receber 79,5% do salário de um homem. Este dado mostra que, por mais que esta seja uma pauta já antiga, ainda é muitíssima atual.

Na nossa categoria, temos a pauta da maquiagem, que é exigida pelas empresas sem nenhuma contrapartida. Este também pode ser considerado um caso de desigualdade, já que homens podem gastar muito menos para estarem dentro dos padrões exigidos pela empresa, enquanto mulheres precisam gastar um dinheiro (que sabemos não ser pouco) para atender essas normas das aéreas.

Para o próximo período, seja em termos apoio nas negociações salariais ou quanto a associarem-se ao Sindicato, a entidade chama as mulheres aeroviárias para somarem força nesta coletividade. “Em maior número, nós também podemos lutar pelas pautas dos grupos, sejam mulheres ou trabalhadores de um setor específico, por exemplo”, afirma a direção, que pontua, “sabemos que muitas já estão conosco, então pedimos para cada aeroviária que convide seus colegas para participar”.

É através dos atos diários que podemos reafirmar o nosso compromisso com os direitos das mulheres, e o Sindicato está do lado das trabalhadoras para ouvir denúncias, sugestões e reclamações, e é somente através dessa busca por diálogo que podemos crescer como categoria.

Share.

Leave A Reply

5 + 2 =