Campanha Salarial: Assembleia nesta quarta (23) decidirá sobre ACT e CCT

0

A negociação com o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea) avançou e resultou em uma nova proposta por parte das empresas. Depois da rejeição demonstrada pela categoria em assembleias realizadas pelo Brasil, as aéreas recuaram em alguns pontos de suas propostas, e mantiveram outros.

Nesta assembleia haverá a separação em duas propostas, para parcelas diferentes da categoria. Na votação, trabalhadores da Azul e da Gol aceitarão ou rejeitarão uma proposta de Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) com validade até o final do mês de novembro de 2021, enquanto o restante da categoria aceitará ou rejeitará uma proposta de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).

Na proposta de ACT para os trabalhadores da Gol e Azul, as empresas oferecem:

1. Uma recarga do vale alimentação (VA) extra parcelada em 6 vezes;

2. VA durante as férias, licença médica e licença maternidade até 180 dias;

3. Auxílio creche por 24 meses após o retorno;

4. Banco de horas de 6 meses;

5. Folga agrupada mensal, sendo sábado e domingo ou domingo e segunda-feira;

6. Contribuição assistencial paga pela empresa.

Os pontos da proposta anterior que sofreram alteração são o banco de horas, que desceu de 12 para 6 meses, o número de parcelas da recarga extra do VA, que desceu de 12 para 6 vezes, a garantia do domingo na folga agrupada mensal o pagamento da contribuição assistencial pela empresa, valor que ajuda no custeio da Campanha Salarial.

Já o restante da categoria, possui menos alterações para avaliar nesta assembleia. Há apenas duas adições, o pagamento do VA nas férias e em licenças médicas até 180 dias e o pagamento de auxílio creche por 24 meses a partir da solicitação. O restante da CCT permanece o mesmo.

Assembleia acontece na quarta-feira (23)

Das 8h às 14h, no Salgado Filho, nesta quarta-feira (23), a categoria poderá escolher se aceita ou rejeita as propostas colocadas pelas empresas aéreas. A votação acontecerá no mesmo local das assembleias anteriores, no Despacho. Na madrugada da quarta, às 00h, a votação acontecerá no lado externo do Portão C1.

A entidade reforça que “este é o nosso último gás este ano, sabemos que estão todos cansados, mas precisamos da participação de todos nessa assembleia pois ela dita os rumos do nosso 2021”.

Share.

Leave A Reply

2 + 3 =