Índice de sindicalizados é o menor desde 2012, aponta IBGE

0

Segundo reportagem baseada em um estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada pela Folha de São Paulo na última quarta-feira (26), 2019 foi o ano com menor número de trabalhadores sindicalizados no Brasil desde o começo do estudo, iniciado em 2012. Todas as regiões do País, comércio, indústria e setor público, registram queda no número de trabalhadores sindicalizados.

Para o Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre a realidade também não foi diferente. A convergência criada pelos fatores fechamento da TAP ME e aprovação da Reforma Trabalhista de 2017 foi crucial para uma diminuição drástica do número de associados da entidade.

Hoje, o Sindicato conta apenas com os trabalhadores do Salgado Filho para a sua sobrevivência, e para os diretores sindicais, “sindicatos são patrimônios dos trabalhadores, são os aeroviários que constroem nossa entidade. Em tempos de dificuldade, também cabe a eles não deixar que essa luta termine”.

Frente a esse quadro do Trabalho no Brasil, o Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre pede que os trabalhadores se mobilizem para fortalecer a entidade, “já estamos vendo a categoria mais envolvida conosco em nossas lutas, mas para sobreviver neste período precisamos de ainda mais apoio”, afirmam os diretores da entidade.

Share.

Leave A Reply

1 + 5 =