Editorial: Três décadas e meia em defesa do aeroviário

0

27 de maio é a data em que o Sindicato comemora o seu aniversário. Nessa mesma data, em 1985, foi fundada a Associação Profissional dos Trabalhadores Aeroviários de Porto Alegre, entidade que deu origem ao que hoje é o Sindicato. Nesta data, renovamos nossos votos de sempre estar ao lado do trabalhador, de sempre priorizar o que a categoria deseja, de manter a democracia em todas nossas decisões e de estarmos sempre atentos aos rumos da aviação brasileira.

São 35 anos de trajetória que atravessam diversos momentos distintos. Nesse tempo, 8 políticos diferentes sentaram na cadeira de Presidente do Brasil, empresas aéreas surgiram, cresceram, se consolidaram, algumas saíram do mercado, outras mudaram de nome, outras, como a TAP ME, deixaram a cidade. O Salgado Filho ganhou áreas de manutenção e cargas, ganhou mais um terminal, foi concedido para a iniciativa privada, teve um de seus terminais desativado e ganhou um novo espaço para os setores de check-in. Muita coisa mudou na aviação de Porto Alegre e no mundo e o Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre esteve presente durante todas essas mudanças.

Nessas três décadas e meia conquistamos uma Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) preenchida de direitos que para muitas categorias de trabalhadores são sonhos. Saímos vitoriosos de processos judiciais que garantiram valores que pertencem aos aeroviários e fechamos acordos, sempre através de assembleias democráticas, que protegeram a categoria e momentos delicados.

Agora estamos atravessando mais um momento de transformações. Nossa categoria, assim como nossa direção, tornou-se centrada no Salgado Filho uma vez que a TAP ME, que chegou a empregar mais de 1500 trabalhadores, fechou as operações na capital. Nos reinventamos e estamos permanentemente buscando um enquadramento nessa nova realidade.

Nosso principal objetivo nesse momento de transformação e de dificuldades decorrentes da pandemia do novo coronavírus (COVID-19) deve ser uma união fortalecida, com maior envolvimento e maior interesse da categoria no dia-a-dia do Sindicato. Queremos o aeroviário do nosso lado, trabalhando conosco para que conquistas grandiosas como muitas que já tivemos possam fazer parte da nossa história mais uma vez. Queremos novos capítulos vitoriosos na nossa biografia, e para tanto, dependemos do apoio dos trabalhadores.

Aqui expressamos nosso convite: venha estar junto conosco, nos siga nas redes sociais, proponha debates nos grupos de trabalhadores, seja uma força de mudança juntamente dos diretores da entidade. Somente com trabalho é que podemos nos fortalecer.

Que os próximos 35 anos do nosso Sindicato sejam ainda mais repletos de vitórias, conquistas de direitos, permeados de democracia e de participação dos trabalhadores, esses são os votos do Sindicato.

Confirma abaixo um dos vídeos que a entidade preparou para essa data:

Share.

Leave A Reply

8 + 7 =