Editorial: No Dia Mundial da Saúde e no Dia do Jornalista, nosso muito obrigado

0

Comemorado no dia 7 de abril, o Dia Mundial da Saúde este ano acontece em um momento propício para reflexões. Consta na Declaração Universal dos Direitos Humanos, no Artigo 25, o seguinte texto:

“Todos os seres humanos têm direito a um padrão de vida capaz de assegurar a saúde e bem‑estar de si mesmo e da sua família, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis, e direito à segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistência fora do seu controle.”

Em meio a uma pandemia que assola o Brasil e o mundo, vemos muitos desses direitos nos sendo retirados. Apenas um mês depois de parte da população ter iniciado o isolamento social e de outra parcela ter seus salários reduzidos pela crise econômica decorrente desse isolamento, alguma atitude do Governo Federal chega para ajudar aqueles mais afetados por essa crise financeira.

Porém, nossa saúde, apesar de nossa urgente necessidade de ter estabilidade de renda agora, deve ser sempre nossa prioridade. Devemos defender nosso direito de acessar o sistema de saúde independentemente de nossa renda, devemos defender o SUS com unhas e dentes pois é somente nele que parcela da população que será afetada pelo novo coronavírus (COVID-19) poderá buscar tratamento.

Valorizar a conquista que é ter este sistema que é um dos mais abrangentes do mundo é nosso dever, assim como valorizar também os profissionais envolvidos nele”, considera o Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre

CUT lança campanha “Defender o SUS é Defender a Vida”

Em seus canais digitais de comunicação, a CUT está lançando a campanha “Defender o SUS é Defender a Vida”. Segundo a entidade, a intenção do movimento é “alertar a população para os cuidados e com a vida e a segurança dos profissionais nos serviços essenciais diante da pandemia do novo coronavírus (Covid-19)”

A Central ainda está convocando por todo país uma manifestação de aplausos em defesa do SUS e pela valorização dos trabalhadores e trabalhadoras da saúde. A ação acontece nesta terça-feira (7), às 20h.

Dia do Jornalista e a valorização do profissional da informação

Durante esta pandemia, além de todos os profissionais da área da saúde que estão sendo fundamentais no combate ao COVID-19,  outros trabalhadores também estão executando um trabalho de suma importância: os jornalistas.

Muitos de nós já receberam toda sorte de notícias falsas sobre o vírus, desde o teste de segurar a respiração por 10 segundos que supostamente comprovaria a saúde do cidadão até notícias falsas sobre a origem do vírus, dando contornos xenófobos para a pandemia.

É através dos jornalistas que podemos ter certeza sobre a veracidade do que estamos lendo e é através dos jornalistas que temos acesso a depoimentos de profissionais capacitados para dar orientações neste momento.

O Sindicato vem neste editorial agradecer a categoria médica e os profissionais da comunicação, guerreiros que estão trabalhando, cada um em sua frente de combate, para assegurar o nosso bem-estar.

Share.

Leave A Reply

1 + 9 =