Trabalhadores devem atentar para prevenção do coronavírus

0

O Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre, frente a situação de pandemia anunciada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), conscientizar os trabalhadores das empresas aéreas sobre as maneiras de prevenção do coronavírus.

O contágio do coronavírus se dá pelo contato com secreção contaminada, ou seja, partículas de saliva expelidas num espirro, em uma tosse, sejam essas partículas jogadas no ar ou repousadas em uma superfície.

Segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), alguns trabalhadores devem ter atenção redobrada, como é o caso de quem inspeciona bagagens. Segundo a Agência, “os servidores e trabalhadores que realizam inspeção de bagagem acompanhada devem utilizar máscara cirúrgica e luvas”, portanto, neste caso, podemos tratar esses itens como Equipamentos de Proteção Individual (EPI) obrigatórios. A agência também recomenda o uso de máscaras cirúrgicas para operadores de proteção da aviação civil (Apac).

Aos demais trabalhadores do sítio aeroportuário, a Agência recomenda os mesmos cuidados que estão sendo recomendados para o restante da população:

– Lavar frequentemente as mãos com água e sabonete;

–  Usar gel alcoólico nas mãos quando não estiverem visivelmente sujas;

– Utilizar lenço descartável para higiene nasal;

– Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;

– Evitar tocar as mucosas dos olhos, nariz e boca;

– Lavar/higienizar as mãos após tossir ou espirrar.

O Sindicato também procurará as empresas aeroviárias que operam no Salgado Filho e pedir para que sejam viabilizados esforços no sentido de proteger a categoria desta pandemia da melhor forma possível. Para a entidade, os trabalhadores devem aderir às diretrizes das empresas e, caso não sejam disponibilizados os meios de prevenção de contágio, devem informar aos diretores do Sindicato.

Share.

Leave A Reply

5 + 9 =