Assédio moral na Latam é alvo de audiência no Ministério Público do Trabalho

0

Recentemente o Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre recebeu uma série de denúncias anônimas através de seu site. Todas essas denúncias davam conta de casos semelhantes de assédio moral envolvendo lideranças do setor de Manutenção de Aeronaves da Latam.

Dados os graves casos relatados nas mensagens enviadas para a entidade, o Sindicato procurou a empresa para cobrar que providências fossem tomadas o mais urgentemente possível, e num primeiro momento, recebeu a atenção da empresa. Uma reunião entre entidade sindical e empresa foi marcada ainda para o dia 17 de dezembro, mas a Latam desmarcou e postergou para o mês de janeiro sem definir data. Até o momento a empresa ainda não entrou em contato com o Sindicato para marcar o encontro.

Frente a inércia da companhia aérea, o Sindicato formalizou uma denúncia sobre o tema no Ministério Público do Trabalho (MPT), anexando todas as reclamações feitas anonimamente pelos trabalhadores. Já no próximo dia três de março, uma audiência será realizada no MPT.

Casos de assédio moral podem causar depressão, síndrome do pânico e outros problemas psicológicos, conforme afirmam diversas notícias que relatam casos do tipo no Conjur, portal que trata de assuntos jurídicos. “Casos desse tipo devem ser denunciados já que a exposição a longo prazo a situações desse tipo pode causar danos seríssimos para a saúde mental do trabalhador”, afirmam os diretores do Sindicato.

Através do Fale Conosco no site do Sindicato é possível denunciar anonimamente qualquer tipo de situação, seja ela assédio moral ou outros problemas enfrentados pelos aeroviários em sua rotina de trabalho. O Sindicato compromete-se em averiguar todas as mensagens que forem enviadas através deste formulário.

Sindicato oferecerá acompanhamento psicológico

O Sindicato está fechando convênio com um psicólogo especializado em Psicologia do Trabalho para disponibilizar atendimento para trabalhadores que estiverem passando por situações como assédio moral e outros problemas relacionados ao ambiente de trabalho.

Para registrar interesse no atendimento, basta que o trabalhador procure a sede da entidade ou mande mensagem através do formulário de Fale Conosco no site do Sindicato.

Share.

Leave A Reply

2 + 7 =