Assembleia acontece na Latam a partir desta quinta (16)

0

O Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre convoca os trabalhadores da Latam, sejam empregados da Tam Linhas Aéreas ou da Absa Aerolíneas Brasileiras, a participarem da assembleia que terá início nesta quinta-feira, às 7h30, no saguão do Salgado Filho, no segundo andar, em frente ao despacho da empresa.

O objetivo desta assembleia é a aprovação ou rejeição da proposta de Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) apresentada pela empresa, Acordo esse que, se aprovado, substituirá a já aprovada e vigente Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) negociada junto ao Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea).

O que está sendo decidido nesta assembleia?

As negociações com a Latam começaram juntamente com as negociações com o Snea, em outubro de 2019.  A empresa aérea apresentou duas propostas anteriores, que evoluíram até a mais recente oferta da empresa, apresentada no último dia 7 de janeiro.

Vamos aos pontos de mudanças:

– Não haverá reajuste nos pisos e salários a partir de primeiro de dezembro de 2019 (1/12/19).
– Conforme apresentando em minuta recebida no dia catorze de janeiro de 2020 (14/01/20), nova redação da cláusula 10.2 garantindo o reajuste de 3,37% nos pisos e salários em primeiro de dezembro de 2020 (1/12/20) caso não haja proposta dos sindicatos dos trabalhadores até trinta de outubro de 2020 (30/10/20). Este reajuste não possui efeito retroativo.
– Reajuste de 3,37% em todas as cláusulas econômicas (vale-alimentação, vale-refeição, diárias e seguro) a partir de primeiro de dezembro de 2019 (1/12/19), exceto pisos salariais e salários.
– Reajuste em vale-alimentação conforme tabela abaixo válido por 12 meses.

Tabela fornecida pela empresa Latam.

– Garantia da creche à aeroviária de 24 meses desde que solicitado até o sexto mês após o parto.
– Demais cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) serão mantidas.
– Caso os aeroviários da Latam aceitem a proposta de ACT da empresa, ainda deverá ser feita uma consulta para opção entre o recebimento de uma recarga de vale-alimentação dividida em 12 meses, que está sendo chamada pela empresa de décima terceira carga de VA, OU o direito a folga agrupada mensal.

Para os diretores do Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre, cabe inteiramente a categoria da Latam escolher qual proposta lhe parece mais favorável, seja a CCT acordada com o Snea, que já vigora, ou esta proposta da Latam. Segundo os diretores, “a principal diferença é que não haverá, na proposta da Latam, um reajuste nos pisos e salários dos aeroviários na data-base de primeiro de dezembro de 2019, o que acarreta também em menor remuneração em horas extras, FGTS e periculosidade, por exemplo”. “Nós iremos consultar os trabalhadores da empresa em diversos horários, buscando assim garantir que o maior número de aeroviários sejam ouvidos”, afirmam os diretores da entidade.

Confira abaixo os horários da assembleia continuada na Latam:

Turno da manhã: 7h30, 9h30, 10h30
No intervalo da aviação: 12h30
Turno da tarde: 14h e 16h
Turno da noite: 18h e 23h

O edital para essa assembleia foi publicado no jornal Zero Hora na terça-feira (14) e pode ser conferido abaixo. Esta publicação esteve presente também na edição da segunda-feira (13), mas devido a um erro por parte do jornal, foi impresso de maneira incorreta.

Share.

Leave A Reply

4 + 8 =