1 ano de diretoria: objetivos cumpridos, mas um longo caminho pela frente

0

No dia primeiro de outubro de 2018, uma nova diretoria assumia a entidade que representa os aeroviários da capital gaúcha. Agora, passado um ano de mandato, os diretores do Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre possuem êxitos para comemorar, mas também veem espaço para melhorar.

A conquista de um espaço dentro do Salgado Filho para que possam ser feitas reuniões, atendimentos e assembleias é tida pela nova diretoria como a grande conquista deste primeiro ano de mandato. No local, já foram realizados diversos encontros com os trabalhadores, desde reuniões sobre o fim da Avianca ainda no ano passado, reuniões com aeroviários de empresas específicas para tratar de problemas pontuais, até as assembleias do começo da Campanha Salarial 2019/2020.

Campanha Salarial que teve no seu fechamento de 2018/2019 o primeiro desafio da diretoria na época recentemente empossada. Para os dirigentes Sindicato, o ponto mais importante daquela negociação foi a conquista da garantia de homologação das demissões. Ainda sobre a negociação do período passado, os diretores afirmam que “foi uma Campanha difícil do ponto de vista econômico, mas com boas conquistas em nossas cláusulas sociais”.

Outras questões importantes deste ano foram as soluções encaminhadas pela entidade sindical para problemas pontuais enfrentados diariamente por trabalhadores. Foram os casos das cadeiras do check-in da Azul que foram substituídas, da infestação de mosquitos que assolou os terminais e foi eliminada e também do banheiro do setor de Cargas da Latam, que recebeu manutenção, mas foi danificado por um temporal, o que obrigou a cessão de outro sanitário para os aeroviários do setor.

Apesar do cancelamento do aniversário do Sindicato dada a baixa procura por ingressos por parte do público, outras festividades movimentaram o ano da categoria. A Festa Anos 70 e os almoços para aeroviários aposentados foram atrações durante o período. Churrascos de setores durante a semana também ocuparam a sede, somando-se às festas particulares dos trabalhadores durante os finais de semana.

Porém, o ano de mandato não foi repleto só de conquistas, mas também de perdas como o falecimento do diretor da entidade Carlos, conhecido como Filósofo. Agora em setembro, foram suspensos os pagamentos para os aposentados do Aerus. Em meio ao imbróglio, não existem certezas ou garantias de que esses aeroviários continuarão recebendo ou se voltarão a ver em suas contas os valores que lhes são de direito.

“Assim como o mandato sindical iniciou no dia 1° de outubro de 2018 no começo de uma Campanha Salarial, estamos agora comemorando um ano de direção às vésperas de pleitear junto às empresas o que é acreditamos ser nosso direito”, afirmam os diretores do Sindicato. Para o próximo ano, as metas da diretoria são ampliar ainda mais a presença no Salgado Filho e o intensificar o trabalho sindical, garantindo mais segurança, infraestrutura e um estacionamento com preço mais justo para os aeroviários. Outras metas da diretoria também são buscar otimizar o uso da sede na Rua Augusto Severo, 82, e ter mais um bom resultado na Campanha Salarial deste ano.

“Contamos com a participação de todos para que nosso próximo período à frente do Sindicato seja de mais conquistas, mais trabalho e mais apoio mútuo, participação e mudanças para melhor”, pontuam os diretores.

Share.

Leave A Reply

4 + 8 =