RETROSPECTIVA 2018: Democracia segue sendo marca do Sindicato

0

A categoria sempre foi responsável pelas decisões e pelo futuro da entidade. Assembleias, consultas sobre acordos e também nas eleições para gestão, o Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre sempre acreditará na democracia como método para construir decisões que afetem a categoria.

No mês de março, as contas do ano de 2017 foram aprovadas por unanimidade pelos aeroviários. Mesmo com a diminuição da categoria dadas as demissões na TAP ME e com a Reforma Trabalhista diminuindo a arrecadação de todas as entidades sindicais, o Sindicato conseguiu manter a reserva de fundos capaz de sustentar os serviços da sede por um ano. Esse sinal positivo da categoria, já no começo do ano, sinalizou o aval para os trabalhos de 2018.

Em junho e julho, os trabalhadores da TAP ME aprovaram por duas vezes a extensão do acordo para os demitidos na empresa. Realizadas na sede da entidade e também em frente a empresa, as assembleias contaram com ampla participação dos trabalhadores que aproveitaram para tirar dúvidas tanto com os diretores sindicais tanto com a Dra. Renata Chalegre, da Assessoria Jurídica conveniada ao Sindicato.

Assembleia garantiu prorrogação do acordo na TAP ME (Johnny Oliveira/Sindicato)

Em agosto, a categoria escolheu a Chapa 1 como mandatária para o próximo triênio da entidade. Foram 79,01% dos votos, contabilizando 719 novos pela continuidade do trabalho da Chapa 1 à frente da entidade. Para a direção da entidade, a categoria merece ser parabenizada pela sua participação no pleito, processo que transcorreu com muita tranquilidade e que foi tratado com respeito por todos os envolvidos.

Para o Sindicato, nenhuma decisão jamais será tomada em nome dos trabalhadores sem que haja uma consulta ou assembleia. Segundo a entidade, um exemplo disso é a forma como foi conduzida a Campanha Salarial 2018/2019, que contou com diversas assembleias durante todo o período de negociações. “Nossa categoria foi fundamental em todo o processo de Campanha, tivemos conversas francas, assembleias participativas e chegamos num resultado juntos. Essa coletividade e transparência são marcas históricas do Sindicato”, afirmam os diretores.

Assembleias de Campanha Salarial mobilizaram categoria aeroviária durante meses finais do ano. (Johnny Oliveira/Sindicato)

Em 2019, não será diferente. Todas as situações que necessitarem de uma decisão ou de uma ação por parte do Sindicato serão levadas para a categoria para um debate.

Share.

Leave A Reply

5 + 2 =