Novembro Azul é luta pela saúde dos homens

0

O câncer de próstata é causa de morte em 28,6% da população que sofre com câncer. Segundo dados do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional do Câncer (Inca), um homem morre por conta da doença a 38 minutos no Brasil.

No caso deste tipo de câncer, os exames preventivos são muito eficazes. Segundo dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o exame de sangue somado ao exame de toque tem eficácia de diagnóstico de 90% ou mais. Estes exames são recomendados para homens com 45 anos, caso tenham histórico familiar da doença, sejam negros ou sofram de obesidade, e para homens com 50 anos que não se enquadrarem nestes fatores, segundo informações do Ministério da Saúde.

Dados apurados pelo Nexo, um jornal digital, com base em informações fornecidas pelo Instituto Nacional de Câncer José de Alencar (Inca), o Rio Grande do Sul é o estado brasileiro com mais mortes causadas pelo câncer de próstata.

A prevenção e o cuidado com a saúde são as maiores armas contra o câncer de próstata. É preciso quebrar o tabu sobre o exame de toque e que visitas ao urologista sejam um cuidado permanente por parte de todos os homens.

É preciso que todos estejam atentos aos principais sintomas deste câncer, são eles:
Dor óssea
Dores ao urinar
Vontade de urinar com frequência
Presença de sangue na urina e/ou no sêmen

Acesse o material que foi distribuído pelo Sindicato clicando aqui.

Share.

Leave A Reply

2 + 3 =