CCT é renovada para 2018

0

Na tarde da última terça-feira (12/12), o Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre e a Fentac/CUT assinaram a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) para o ano de 2018. Além da permanência dos direitos já previstos, a renovação conta com o reajuste de 2,45% (1,95% do INPC + 0,5% de ganho real) em todas as cláusulas econômicas. O reajuste conquistado pelos aeroviários coloca a categoria no grupo de 60% das negociações que conseguiram ganho real em 2017. Além disso, significa para os aeroviários um resultado melhor do que nos anos anteriores.

A avaliação do Sindicato sobre as negociações são positivas dadas as dificuldades do cenário trabalhista no Brasil. Houveram tentativas das empresas de cortar direitos dos trabalhadores e não oferecer reajuste, mas a insistência dos sindicatos e da Federação foi capaz de superar esta situação. Os diretores do Sindicato de Porto Alegre ressaltam que, em meio a reformas do governo, a importância de ter uma CCT renovada para o ano que vem é imensa.

A categoria aprovou as negociações conduzidas pelo Sindicato em todas as assembleias durante a campanha, incluindo a última realizada, que analisou e aprovou a proposta.

fotos: Vanessa Barboza/Mídia Consulte

Contribuição assistencial

A contribuição assistencial financia as despesas da Campanha Salarial. Neste ano, inicialmente, ela foi aprovada em 2% em votação pela categoria no começo das tratativas da Campanha Salarial. Na última assembleia envolvendo as negociações, que aprovou a proposta assinada nesta semana, o Sindicato propôs a redução da contribuição para 1%, o que foi aprovado pela categoria.
Com a diminuição da porcentagem, o Sindicato espera que a categoria considere o esforço do Sindicato nas negociações e não se oponha à contribuição.

Share.

Leave A Reply

4 + 6 =