Aéreas mantém proposta de INPC e indignam bancada trabalhista

0

Na quarta rodada de negociação da campanha salarial unificada 2017, que reúne cerca de 70 mil trabalhadores, representados pelos sindicatos filiados a duas federações, as companhias aéreas apresentaram um esboço de contraproposta para a pauta dos aeroviários, que sugere apenas a aplicação do INPC nos itens econômicos (salários, pisos, vales, tickets e seguro de vida). A proposta não foi apresentada de forma completa pelo Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA). Assim, os sindicatos de trabalhadores irão aguardar o envio da proposta na íntegra para avaliá-la e levá-la à deliberação em assembleias.

A proposta de reajuste igual ao INPC, diferente do que está sendo negociado com os aeronautas, que estão conseguindo garantir 0,5% de aumento real, além de compensações em várias cláusulas econômicas, indignou a bancada de trabalhadores dos aeroviários. “Esperamos que os aeroviários de todo o país também se indignem com essa proposta de reajuste diferenciado e sem aumento real. E que participem em massa das assembleias e ações organizadas pelos sindicatos, para que tenhamos força nessa negociação”, ressaltam os sindicalistas.

A rodada foi realizada em São Paulo, nesta sexta-feira (10). As aéreas também propõem algumas mudanças nas cláusulas sociais das convenções coletivas de trabalho (CCTs), além da inclusão de cláusulas sobre passagens aéreas, contratação de aprendizes e de pessoas com deficiência. Querem mudar, por exemplo, para 48 horas o prazo para os aeroviários entregarem atestados médicos. Também querem isentar-se da obrigação de realizar as homologações de demissões em reunião conjunta com representantes sindicais. “Essas propostas demonstram a necessidade de nos unirmos o máximo possível em defesa dos nossos direitos trabalhistas conquistados com décadas de luta, em meio às mudanças que passam a vigorar com a Reforma Trabalhista”, ressalta Celso Klafke, diretor do Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre, que representou a entidade na reunião.

As empresas comprometeram-se a apresentar sua contraproposta, na íntegra, até a próxima terça-feira. A quinta rodada está agendada para 21 de novembro.

Share.

Leave A Reply

3 + 4 =