Sindicato cobra respostas e realiza reunião produtiva com nova presidenta da TAP ME

0

Nesta quarta-feira (19/7), diretores do Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre reuniram-se com a direção da TAP ME em Porto Alegre para discutir os problemas relatados pelos trabalhadores e constatados por representantes sindicais. A reunião contou com a presença da nova presidenta da empresa, Gláucia Loureiro, que substituiu o diretor-presidente Nestor Koch.

A principal diferença na postura da nova presidenta em relação a Koch, constatada pelos diretores sindicais, foi sua posição em relação ao Plano de Demissão Voluntária (PDV). Segundo Gláucia Loureiro, a execução do PDV em Porto Alegre depende, primeiramente, da aprovação do grupo TAP. Ela também afirmou que este plano teria de ser feito por faixas salariais e após um estudo aprofundado.

Atualmente, a sede carioca da empresa atravessa dificuldades por ter colocado em prática um PDV sem um estudo prévio, o que levou a perda de profissionais que estão fazendo falta, inclusive para a certificação da empresa de manutenção. A posição do Sindicato sobre o assunto é que o trabalhador gaúcho deve ter o seu direito, como os cariocas tiveram, e que o trabalhador de Porto Alegre pode, inclusive, ingressar com ação judicial para reivindicar seus direitos nesse tema.

O setor de Infraestrutura também foi pauta da reunião devido às péssimas condições de suas instalações, resultando em um ambiente muito frio e sujeito a chuvas no seu interior. Um acidente de percurso foi defendido pelo Sindicato e reconhecido pela presidenta, que interferiu de forma definitiva, reconhecendo essa situação.

A lavagem de uniformes pela TAP ME é outra conquista da atuação do Sindicato. A empresa, iniciará o procedimento em alguns setores, como a Galvanoplastia e o setor Químico.

Quanto ao plano de carreira, foi reconhecida pela presidenta a injustiça cometida pela empresa na execução e elaboração do plano, reinvindicação defendida pelo Sindicato há mais de dez anos. Gláucia afirmou na reunião que a TAP ME está realizando um novo estudo para construir um novo plano de carreira. O Sindicato defendeu que esteja incluído no novo projeto um método de avaliação de trabalhadores e chefias pelos próprios trabalhadores.

Os dirigentes do Sindicato também reivindicaram que o processo das carteiras da Anac se dê de forma mais rápida.
O restaurante foi outro tema em pauta na reunião, devido às inúmeras reclamações apresentadas pelos trabalhadores de todos os turnos. O Sindicato pediu agilidade da empresa para melhorar a qualidade do serviço.

Em suma, depois de muitos anos de luta, o Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre finalmente vislumbra, na atual gestão da TAP ME, disposição de realizar reuniões produtivas com os representantes dos trabalhadores.

A entidade espera que a nova direção da empresa mantenha este canal aberto, baseado no respeito e na busca de um ambiente de trabalho mais seguro para a categoria. “Muitos acontecimentos só chegam ao conhecimento da direção por intervenção sindical, como assédio, riscos de saúde e segurança e omissões por parte de algumas gerências. Esperamos que esta nova gestão seja diferenciada nestes assuntos”, afirma a direção sindical.

Share.

Leave A Reply

7 + 1 =