Seminário das Mulheres da Aviação: com oportunidade e espaço as coisas acontecem

0

A construção da pauta de reivindicações das campanhas salariais, o ambiente das negociações coletivas, os direitos específicos das mulheres, o fomento à participação das sindicalistas nas mesas de negociação foram temas debatidos, nos dias 5 e 6 de abril, no 1º Seminário de Formação em Negociação Coletiva para Mulheres da Aviação. O evento, promovido pela Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (Fentac/CUT) foi realizado na sede do Sindicato dos Aeroviários de Guarulhos (Sindigru).
A atividade contou com a participação da assessora da Secretaria Nacional da Mulher Trabalhadora da CUT (SNMT), Rita Pinheiro, da secretária de Comunicação da CUT/SP e diretora do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Adriana Oliveira Magalhães, da coordenadora da Rede Latam/ITF, Dina Feller, da assessora da Fentac/CUT, Graziella Baggio, e da diretora do Sindicato Nacional dos Aeroviários, Selma Balbino.

img-20170407-wa0019foto2585
Dentre as orientações debatidas no encontro estão a importância de conhecer os negociadores do lado patronal, definir previamente estratégias e prioridades nas negociações, ter dados sobre as empresas e o setor, além de amplo apoio dos trabalhadores da base. Também foi ressaltada a importância de defender os direitos das crianças, filhos/as de trabalhadores, de forma mais igualitária, assim como defender igualdade salarial para quem atua na mesma função entre homens e mulheres.
Houve atividade de simulação de uma negociação, e uma das pautas defendidas foi a reivindicação das trabalhadoras aeroviárias de receber um valor mensal a título de auxílio maquiagem, tornando o item parte do uniforme.

img-20170405-wa0040foto2523
Participaram do seminário as dirigentes sindicais Cláudia Louro, Carmem Maria Machado, Elisabete Brum Faria e Ângela Borges.
Segundo Claudia Louro, o evento contribuiu para tornar possível visualizar todas as mulheres do setor, possibilitando a troca de experiências com aeroviárias, aeronautas e aeroportuárias de diferentes regiões do país, além de ter proporcionado contato com trabalhadoras de outras categorias.

Share.

Leave A Reply

8 + 9 =