Terceirização é a nova escravidão

0

O Projeto de Lei 4302, de 1998, foi encaminhado para o Congresso pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, conhecido como PL da terceirização, que ampliará o direito das empresas de terceirizar trabalhadores.
Atualmente, elas podem contar com terceirizados apenas nas atividades-meio, funções que não são seu principal foco, como comumente acontece com limpeza e segurança. Se aprovado o projeto, as empresas poderão terceirizar as chamadas atividades-fim, ou seja, o seu trabalho principal.
Sindicatos e trabalhadores tem feito manifestações em aeroportos para conscientizar deputados e a população sobre os perigos da aprovação deste projeto. O Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre esteve no Aeroporto Salgado Filho, nas manhãs de segunda e terça-feira, nos horários de embarque de políticos para Brasília, em manifestação com a CUT-RS e outras entidades. Em entrevista para o canal TVT (clique aqui para assistir), o presidente do Sindicato Leonel Montezana explica que “funcionários com 25, 30 anos de experiência serão trocados por pessoal que fez um curso de 2 ou 3 meses e isso vai dar muito problema”. O dirigente cita o caso dos Mecânicos de Manutenção de Aeronaves (MMA), profissionais responsáveis por fiscalizar o avião antes da decolagem. Estes profissionais tem sido demitidos e substituídos, desqualificando a segurança de voo no Brasil.

Share.

Leave A Reply

2 + 4 =