Após forte mobilização dos trabalhadores, aéreas fazem nova proposta às categorias

0

Negociações serão retomadas em 30 de novembro. Até lá, a orientação é manter o estado de greve e intensificar a operação “Trabalhe sem exploração” nos aeroportos

Após cinco rodadas de negociação da Campanha Salarial, realizadas pelos sindicatos de aeroviários e aeronautas filiados à Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (Fentac/CUT) e o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA), somente agora as empresas aéreas sinalizam uma disposição a negociar.

Após uma forte reação dos aeroviários e aeronautas diante da proposta ínfima de reajuste oferecida pelas aéreas, através de mobilizações e definição do estado de greve nos principais aeroportos do país aprovada em assembleias, as empresas saíram da zona de conforto e aumentaram sua oferta de reajuste nos salários e benefícios das categorias.

Na negociação realizada nesta quinta-feira (24/11), na sede da entidade patronal, em São Paulo, o SNEA propôs um reajuste nos salários e pisos na ordem de 6,5% e nos demais benefícios econômicos em 8%.

Para os aeronautas, propôs reajuste de 6,5% nas diárias nacionais e 0% nas internacionais. Para os aeroviários, os salários cujo teto atinjam R$ 10 mil teriam  incorporados ao salário o valor fixo de R$ 650,00.

A proposta anterior das empresas, que foi amplamente rejeitada em assembleias das categorias, foi de aumento de 4% no salário e pisos e de 5% nos demais benefícios.

A avaliação das entidades sindicais que representam os trabalhadores, no entanto, é de que a nova contraproposta do SNEA ainda está muito aquém do que as categorias reivindicam e muito abaixo da inflação projetada calculada pelo INPC. Os sindicatos e a Federação defendem a intensificação das mobilizações, na luta por um índice melhor nas negociações e pelo atendimento às reivindicações relacionadas às cláusulas sociais.

O Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre participou da rodada representado pelos diretores Celso Klafke e Adriano Pontes. A próxima rodada de negociação com as companhias aéreas acontece no dia 30 de novembro. Até lá, a orientação das entidades sindicais de trabalhadores é pela manutenção dos encaminhamentos aprovados nas assembleias realizadas nos dias 18 e 21 de novembro, que aprovaram o estado de greve e a operação “Trabalho sem exploração” nos aeroportos.

No dia 1º de dezembro, data-base das categorias, novas assembleias serão realizadas em todas as bases dos sindicatos que compõem a Fentac/CUT. A participação de todos os trabalhadores nessa assembleia será decisiva para a definição dos rumos da campanha salarial e o desfecho das negociações. (Imagens: Adriano Pontes/Divulgação-Sindicato)

whatsapp-image-2016-11-24-at-11-10-52

whatsapp-image-2016-11-25-at-09-12-19

Share.

Leave A Reply

2 + 4 =