SRTE notifica Latam e Infraero por irregularidades

0

A companhia Latam e a Infraero foram autuadas pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-RS), na última segunda-feira (22/8), após uma investigação sobre a morte de um trabalhador, ocorrida em julho deste ano.

A autuação apontou irregularidades em atividades realizadas na pista do Aeroporto Salgado Filho, contrariando as normas de segurança. Na notificação, a SRTE proibiu a Latam de realizar operações de reboque de aeronaves com o uso de tratores agrícolas, permitir que trabalhadores executem serviços na pista sem o colete sinalizador (refletivo) ou atuem em dias de tempestades com raios abaixo de 3 km. As proibições seguem os padrões internacionais estabelecidos pela IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo).

A notificação é resultado da investigação feita pela SRTE sobre o acidente e morte do aeroviário mecânico de aeronave atropelado na pista do Aeroporto Salgado Filho. O avião da Latam, um A320, estava sendo rebocado por um trator. O acidente aconteceu durante a madrugada, sob forte chuva.
A companhia aérea, conforme a investigação, não teria fornecido equipamento de sinalização noturna e usava, de forma improvisada, um trator para rebocar as aeronaves, dentre outras irregularidades.

O Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre vem acompanhando de perto as investigações e deu suporte à SRTE, indicando um mecânico de pista com mais de 30 anos de experiência e um diretor sindical para acompanhar a vistoria do local do acidente.
As conclusões do caso foram encaminhados pela SRTE-RS à Polícia Civil, Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Ministério Público do Trabalho e Aeronáutica.
A direção sindical questiona: “onde estava a Anac que não fiscalizou as áreas de trabalho?”

Share.

Leave A Reply

8 + 7 =