Proposta de Reforma da Previdência ameaça direitos dos trabalhadores

0

Em tempos de crise econômica, os governos cortam seus gastos e os direitos dos trabalhadores costumam ser o alvo destes cortes. Um desses alvos é o direito à aposentadoria.
Segundo reportagem divulgada pela Carta Capital, em junho deste ano, a Previdência Social não está falindo. No ano de 2015, a Previdência Social teve superávit de 20 bilhões de reais, ou seja, o órgão foi capaz de pagar todas as suas despesas e ainda restou esta enorme quantia. Porém, as contas do Governo Federal não caminham na mesma direção, e estas costumam fechar o ano no vermelho. Surge então, na visão do atual governo, uma oportunidade: arrecadar ainda mais dinheiro com a Previdência, ao invés de retornar ao trabalhador aposentado o esforço de anos de contribuição.

As mudanças

Atualmente, o trabalhador do sexo masculino precisa somar 95 pontos para se aposentar. O cálculo é feito da seguinte forma: cada ano de vida vale um ponto, assim como cada ano de trabalho também vale um ponto. Com 35 anos de carteira assinada mais 60 anos de idade, a aposentadoria se torna possível. Para as mulheres, os pontos necessários são 85, logo 55 anos de idade mais 30 de carteira assinada já as habilitam para a aposentadoria. O cálculo pode ser feito com diferentes anos de idade e de contribuição, porém os pontos somados devem dar 95. O que muito tem se falado é que a idade mínima pode subir para 65 anos para ambos os sexos, mudando a fórmula de cálculo do tempo para a aposentadoria.
Também está prevista a redução para pensão por morte (de 100% para 70% do benefício) e a criação de um salário de referência para a Previdência, eliminando a vinculação dos benefícios ao reajuste do salário mínimo.

Palestra na sede do Sindicato

No próximo dia 30 de agosto, às 17h, a sede do Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre promoverá uma palestra sobre as mudanças na Previdência Social, com a advogada Marilinda Fernandes, especialista na área.
As possíveis reformas irão afetar não só os já aposentados e os afastados por motivo de doença, como as futuras gerações que desejam um dia se aposentar.

Palestra: Você está preparado para as mudanças da previdência?
30 de agosto, às 17h, na sede (R. Augusto Severo, 82)
Participe!

Share.

Leave A Reply

9 + 3 =