TAP ME: nova reunião para discutir problemas antigos

0

O Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre levou para a reunião com a direção da TAP ME, realizada nesta quarta-feira (27/7), todos os problemas mais recentes relatados pelos trabalhadores.

Saúde e Segurança – Sobre as irregularidades relacionados à segurança na empresa, como o curto no hangar 2; a remoção de tinta com Ardrox contaminando os setores de trem de pouso, controle de qualidade e escritórios do hangar 3; tratores inadequados para empurrar aeronaves; retirada de avião de dentro do hangar com dois trabalhadores realizando tarefas dentro do mesmo; dois aviões ocupando o hangar sendo um macaqueado trancando o outro (ambos abastecidos). Frente a esses exemplos de situações de risco apresentados pelo Sindicato, a empresa se comprometeu a rever os procedimentos de trabalho executados dentro dos hangares, para que todos estejam informados do que ocorre e como ocorrem os trabalhos, assim evitando falhas na segurança no ambiente de trabalho.
Quanto à antiga reivindicação do Sindicato por uma brigada de incêndio, a TAP ME informou que está providenciando e formando brigadistas. Sobre a questão do trabalho no tanque de combustível sem ventilação, o Sindicato apresentou o manual do fabricante para os representantes presentes na reunião, onde consta que trabalho no tanque necessita ventilação. A TAP ME informou que segue a NR 33 (que não é específica da aviação), mas comprometeu-se a reavaliar os procedimentos.
“A empresa sempre se compromete e não cumpre as promessas firmadas nesse tipo de reunião, mas esperamos que dessa vez as providências sejam tomadas pois estamos lidando com vidas”, ressalta a direção do Sindicato.

Plano Petros – O déficit criado após a transferência do plano do Aerus para a Petros será quitado pela TAP ME em 10 anos. A empresa informou que estuda a transferência do plano para outra instituição, provavelmente um banco privado.

Plano de carreira e carteiras da Anac – Segundo o RH da TAP ME, 38 trabalhadores serão reenquadrados este mês. Além da carteira da Anac, são necessários alguns outros pré-requisitos para que o trabalhador seja beneficiado. A empresa está analisando os casos daqueles que estão com a carteira e ainda não foram contemplados. O Sindicato orienta àqueles que estão se sentindo prejudicados a informar à entidade para que possam ser tomadas as medidas cabíveis.

Situação da empresa – O presidente da TAP ME se mostrou otimista e disse que a cada dia a TAP ME caminha melhor e independente da TAP Portugal. A empresa opera no positivo.

Share.

Leave A Reply

4 + 4 =