Sindicato na luta para reverter a insegurança na aviação brasileira

0

Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre está na luta para construir uma ampla mobilização da sociedade civil organizada e denunciar a insegurança na aviação civil brasileira.
Além do assassinato brutal da aeroviária Mineia Sant’Anna, há cerca de uma semana, que evidencia os riscos que os trabalhadores/as do Aeroporto Salgado Filho enfrentam devido à falta de estacionamento para os funcionários e de policiamento e vigilância adequados ao complexo aeroportuário e à região, os trabalhadores enfrentam vários outros riscos cotidianamente.
Dentre eles estão a sobrecarga e a precarização do trabalho, inclusive em setores vitais à segurança operacional e de voo, como o Raio X do Aeroporto, terceirizado pela Infraero.
Para enfrentar essa situação, o Sindicato está fazendo uma denúncia ao Ministério Público do Trabalho e fomentando a realização de uma audiência pública, reunindo o órgão, outros sindicatos de trabalhadores do setor aéreo, o sindicato dos técnicos em radiologia (por causa do Raio X) e entidades civis.

A insegurança nos aeroportos afeta a toda a comunidade: trabalhadores, passageiros, taxistas, familiares e amigos que trazem os passageiros ao terminal. Medidas como a redução do número mínimo de comissários de voo nas aeronaves, promovida pela Anac a pedido das companhias aéreas (para baixar custos), e a extinção da função responsável pelo check list com os pilotos também colocam em risco a segurança de voo.

O objetivo da audiência é denunciar à população os perigos que estão correndo sem saber e lutar para reverter esse cenário. O excesso de terceirizações gera também alta rotatividade e prejudica o treinamento dos trabalhadores.  Além disso, as terceirizações vêm ocorrendo sem levar em conta o histórico de diversas empresas que desrespeitam direitos trabalhistas e deixam passivos enormes, que precisam ser pagos pela Infraero e pelas aéreas. A Anac também falha ao permitir a existência de uma máfia de cursos de qualificação para Agentes de Proteção (APACs) e estimula mais pessoas a participar do que o mercado comporta em termos de vagas, e cobra caro pelos cursos de 80h. A Anac obriga os trabalhadores a realizar e a passar esses cursos para manterem seus empregos. Os APACs, apesar de toda a luta dos sindicatos para reverter essa situação, continuam com a corda no pescoço por causa dessa exigência da Agência, refratária às demandas dos trabalhadores.

Família de Mineia fez ato no sábado

A família e os amigos de Mineia Sant’anna organizaram um protesto no último sábado (18/6), no Aeroporto Salgado Filho. Houve críticas à Infraero e ao governador José Sartori, responsável pela Brigada Militar. A mãe de Mineia, Marta Sant’anna, afirmou emocionada que vai lutar até o fim por justiça. O irmão também ressaltou que a manifestação busca a paz, segurança e justiça.
O Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre e o Sindicato Nacional dos Aeroportuários participaram do ato. O diretor de comunicação dos aeroviários, Osvaldo Rodrigues, destacou que a tragédia demonstra uma “incapacidade da Infraero em promover a segurança do Aeroporto e exigiu a reativação do posto da BM. O ato também contou com uma caminhada e oração no local onde Mineia foi abordada pelos bandidos.

Share.

Leave A Reply

7 + 1 =