Contas aprovadas e desafio no horizonte

0

Em assembleia realizada na última quinta-feira (12/05), as contas do Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre em 2015 foram aprovadas, assim como a previsão para o ano de 2016, sem nenhum voto contrário. Com 45 presenças, foram 41 votos a favor da aprovação e 4 abstenções.

20160512_171204 IMG-20160512-WA0057

O Sindicato está buscando adaptar a sua estrutura à realidade atual da categoria. A base, que já chegou a ter 2,5 mil sócios ativos, hoje está com 971 associados. A sede e seus serviços foram projetados quando a base tinha o dobro do tamanho atual. Na época, só a maior empresa do setor, a Varig, tinha cinco mil funcionários. A categoria em si encolheu, mas o Sindicato manteve seu número de associados sempre acima da média das entidades sindicais.
Rendas como o imposto sindical (que tem sido devolvido ao sócio), a contribuição assistencial (que apesar de decidida em assembleia, alguns trabalhadores preferem não contribuir), e a participação recebida em ações judiciais são os meios de arrecadação do Sindicato. É com esses recursos que a entidade vem conseguindo manter a estrutura e as lutas. O ideal seria que o Sindicato conseguisse se manter financeiramente apenas com a contribuição mensal dos sócios ativos. Sócios aposentados são isentos de contribuição. Contudo, diante desse encolhimento significativo da base, a entidade enfrenta o desafio de se adaptar à nova realidade. Uma das medidas já tomadas foi cortar a ajuda de custo aos diretores sindicais.
Existe um fundo de reserva que garante a sobrevivência do Sindicato por um ano. Esse fundo foi mantido com esforço e será de extrema importância diante das adversidades que serão enfrentadas agora, como a possível retirada de direitos dos trabalhadores e abertura da terceirização. O Sindicato comemora a aprovação das contas da entidade e agradece a participação dos presentes.

Share.

Leave A Reply

2 + 8 =