Trabalhadores da aviação civil e companhias aéreas reúnem-se no TST nesta quarta (17/2)

0

Aeroviários e aeronautas aguardam a audiência de conciliação da Campanha Salarial, que acontece nesta quarta-feira (17/2), em Brasília, no Tribunal Superior do Trabalho (TST), às 9h, para definir os rumos do movimento e uma futura paralisação nos doze principais aeroportos do país, nos próximos dias.

Na audiência, estarão reunidos representantes dos sindicatos de aeroviários das bases de Porto Alegre, Guarulhos, Campinas e Recife, das bases do Sindicato Nacional dos Aeroviários e do Sindicato Nacional dos Aeronautas, todas entidades ligadas à Fentac/CUT. Do outro lado da mesa estará o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA), que representa as companhias aéreas TAM, Gol, Azul e Avianca.

O TST agendou a audiência após a realização da greve parcial de duas horas (das 6 às 8h), realizada no dia 3 de fevereiro, que atingiu 12 aeroportos do país e contou com grande participação dos trabalhadores.

A expectativa da Fentac/CUT é de que o TST sensibilize as companhias aéreas a avançarem nas negociações. Os sindicatos ressaltam que a proposta do SNEA não foi aceita em assembleia pelos trabalhadores, pois significa perdas salariais que chegam a 96% de um salário mensal ao longo de um ano.

Os aeronautas e aeroviários reivindicam a aplicação do reajuste de 11%, para recuperar as perdas inflacionárias de 10,97% (do indicador INPC).

Após a audiência no Tribunal, os sindicatos realizarão assembleias nas bases para decidir os rumos do movimento. “Caso não haja avanços, há uma forte probabilidade de retomarmos com intensidade o movimento paredista nos aeroportos”, afirmou Sérgio Dias, presidente da Fentac/CUT.

Share.

Comments are closed.