Problemas com o SESMT da TAP ME continuam

0

O Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre vem recebendo inúmeras reclamações em função da abordagem do SESMT junto aos trabalhadores. A cobrança do uso correto dos EPIs é muito importante e deve ser feita, mas de forma justa, pois não adianta advertir os mecânicos, cobrando o uso de óculos, quando eles não deveriam estar no hangar, quando a aeronave sendo lixada, permitindo que inalem pó altamente tóxico. 

O Sindicato reivindicou, em reuniões com a empresa, com a participação do engenheiro responsável pelo SESMT, da vice-presidente, do gerente dos hangares, dos gestores do RH e do Jurídico, medidas para melhorar as condições de segurança no trabalho, mas até agora nada foi feito. Uma atuação responsável deve ser justa, clara, constante, jamais agressiva, abusiva ou violenta.

O Sindicato ouviu vários relatos de trabalhadores da TAP ME que viram técnicos de segurança utilizando celular em lugares proibidos, inclusive embaixo de uma aeronave com a tampa do tanque de combustível aberta, abastecida com cerca de 30.000 Kg de querosene.

As perguntas que não querem calar são: que SESMT é esse que nos pune pela falta de luva, óculos, mas nos expõe a riscos enormes e, ao invés de nos dar segurança, nos dá insegurança, agindo de forma agressiva e assediadora? Quando o SESMT vai voltar a ser como antes, tendo uma Brigada de Incêndio, um protocolo a seguir em caso de incidente, participando das reuniões junto com os coordenadores de Manutenção, priorizando a segurança e a saúde dos trabalhadores, verificando as irregularidades que apontamos, evitando acidentes?

Share.

Comments are closed.