Por um 2016 de vitórias e união

0

EDITORIAL

Os jornais vêm anunciando o caos no país, como se a crise fosse inabalável e o Brasil fosse ruir em 2016. Mas tanto o estudo do Dieese sobre o setor aéreo, quanto outros economistas pintam um cenário bem menos desfavorável e uma luz no fim do túnel mais próxima de acontecer. 

Há inflação crescente e é por isso que é tão importante lutar por aumento salarial de verdade. Além disso, vários itens compõem os custos das empresas, como o leasing das aeronaves (em dólar), ou o QAV, de forma mais impactante que a folha de pagamento. E acima de tudo, temos certeza de que não podemos ser prejudicados na crise, perdendo tudo que conquistamos na última década, pois em todo o período de “vacas gordas” as empresas evitaram ao máximo remunerar seus trabalhadores à altura dos seus lucros, e se não fizeram isso quando podiam, na hora de apertar os cintos, que esse aperto não recaia sobre nós.

Entramos em 2016 firmes e fortes na luta por reajuste e aumento real, pela manutenção e ampliação dos postos de trabalho, pelo fim da sobrecarga e do assédio, pela prevenção de doenças e acidentes.

2015 foi um ano de muitas conquistas. Garantimos na TAP ME, com mobilização e abaixo-assinado, a manutenção do plano de saúde junto à Unimed, e a luta continua para que a mudança de contrato não prejudique os aeroviários em vésperas de aposentadoria.

Conseguimos também fazer valer, depois de uma década de luta, o direito dos aposentados e pensionistas do Aerus de receber seus benefícios na integralidade. Essa vitória só foi possível com a mobilização sem tréguas de sindicatos, Fentac/CUT, comissões de aposentados. E fica aqui nossa homenagem àqueles que não viram essa vitória, pois infelizmente nos deixaram durante esse percurso, mas que também tornaram ela possível.

Nesse ano, as ações por adicional de periculosidade ou insalubridade (um direito de todo trabalhador que atua em condição de risco ou insalúbre) também avançaram, beneficiando centenas de trabalhadores da TAP ME, TAM, Gol, Swissport, que em vários setores passaram a receber 30% a mais de salário. E a todos aqueles que fazem parte das ações que ainda estão tramitando, reforçamos que é preciso permanecer firme para não sucumbir às ameaças dos patrões, que fazem de tudo para negar nossos direitos.

O Sindicato também vem ampliando a presença dos trabalhadores na sede, com as reuniões setoriais, os espaços de convivência, os atendimentos.

Outra vitória recente é a proximidade da liberação dos recursos para os trabalhadores da antiga Varig. No dia 15 de dezembro, em audiência na 1ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça do RJ, foram definidos os critérios para pagamento, por meio de expedição de mandado eletrônico individual para cada credor trabalhista, via Banco do Brasil. Ficou definido o pagamento linear de até R$ 2.000 por credor da Classe I, acrescido de um pagamento proporcional, até o total de R$ 70 milhões. Os sindicatos cutistas comemoram esse avanço e esperam que os recursos sejam logo liberados.

Comemoramos também a renovação da gestão do Sindicato, através de eleições sindicais transparentes, democráticas e de extrema lisura. Nossa categoria não estava acostumada a disputas entre chapas. No entanto, apesar de vários episódios infelizes, como a invasão da nossa sede, diversos boatos e falsas polêmicas, soubemos superar esse conflito e elegemos uma diretoria com participação recorde dos trabalhadores nas eleições, aproximando os aposentados tanto no processo eleitoral como na nova gestão, o que é um ganho para todos, devido à experiência desses colegas, que passam a contribuir de forma muito mais ativa em nossas lutas.

chapa1

(Divulgação/Sindicato)

Enfim, as eleições acabaram, um novo ano se inicia e estamos confiantes de que trilhamos o caminho certo. Nosso Sindicato tem uma história muito bonita de luta, com 30 anos de existência, e é reconhecido em todo o país, pelo movimento sindical, instituições públicas e empresas. Que essa estratégia nefasta do “quanto pior melhor” não ultrapasse 2015, nem no setor aéreo, nem em nosso país, pois nossa categoria e o povo brasileiro merecem mais.

Agradecemos a todos associados/as do Sindicato pelo apoio à manutenção do nosso trabalho e esperamos a filiação dos demais colegas, para fortalecer nossa entidade para as lutas que virão.

Estamos otimistas com 2016, pois o único cenário realmente ruim é o da desunião da nossa categoria, e isso não vai acontecer.

Juntos, seremos capazes de superar qualquer desafio, melhorar nossas condições de trabalho e de vida e ampliar nossos horizontes.

Um feliz Natal e um excelente Ano Novo aos aeroviários/as do Rio Grande do Sul e do país. A luta se mantém, hoje e sempre, em defesa de todos/as.

Santa_with_Airplane_PNG_Clipart

Share.

Comments are closed.