CIPA e Sindicato na luta pela dignidade do aeroviário/a

0

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é constituída com base na NR-5, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e é composta por cipeiros, eleitos por voto direto dos trabalhadores, tendo como objetivo a preservação da saúde e da vida do trabalhador.

O Sindicato, desde sempre, apoia o trabalho dos cipeiros e contribui com a fiscalização das condições de trabalho nas empresas do setor aéreo. O Sindicato orienta os trabalhadores a denunciarem, sempre que houver, o descumprimento de direitos trabalhistas ou más condições de trabalho.

A CIPA e o Sindicato são parceiros na luta pelo direito do trabalhador à saúde ocupacional e segurança no trabalho. São os cipeiros que fiscalizam as condições de trabalho na empresa e o respeito à legislação, além de atuarem junto ao SESMT por melhorias nas condições de trabalho, como por exemplo o reparo de equipamento de uso do trabalhador. A atuação dos cipeiros é extremamente relevante, pois salva vidas e preserva os trabalhadores de doenças e acidentes.

Essa semana, o Sindicato estreitou os laços com a nova gestão (2015/16) da CIPA na TAP ME, presidida pelo cipeiro Silvio Santos, na luta pela saúde e segurança do aeroviário/a na empresa.

Share.

Comments are closed.