Táxi Aéreo: aprovado o acordo para firmar a CCT 2014/15

0

Aeroviários e aeronautas que atuam no Táxi Aéreo aprovaram em Porto Alegre e nas demais bases, nas assembleias realizadas de 3 a 9 de setembro, a proposta do Tribunal Superior do Trabalho (TST) para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) com o Sindicato Nacional das Empresas de Táxi Aéreo (SNETA). 

Com isso, o dissídio coletivo de greve foi extinto e a CCT será assinada nos próximos dias pelos sindicatos e entidade patronal.

sneta-acordo aprovado CCT 2014-15 em set15

Representantes sindicais e SNETA chegam a acordo no TST (Divulgação/Fentac-CUT)

O SNETA foi bastante intransigente ao longo de toda a campanha, que começou em setembro de 2014, o que levou o TST a mediar o caso. A dificuldade em avançar nas negociações, apesar da mediação, ainda continuou, o que levou os trabalhadores a uma greve, em 31 de agosto, em Macaé. Após essa greve, as negociações avançaram, em nova audiência de mediação, e a nova proposta do vice-presidente do TST, ministro Ives Gandra Martins Filho, acabou atendendo os anseios da categoria e sendo aceita pelo SNETA.

A nova CCT garante reajuste de  4%, retroativo à data-base (1º/12/2014). Para os demais itens econômicos (como vale alimentação e refeição) e os pisos, o reajuste será equivalente ao INPC (6,33%), também retroativo. Esse retroativo será pago em quatro parcelas, nos meses outubro, novembro, dezembro de 2015 e janeiro de 2016.

CAMPANHA 2015/16 – Os sindicatos cutistas entregam ao SNETA a pauta da nova campanha salarial unificada até o final de setembro, dando início a um novo processo de negociação (com Fentac/CUT).

Share.

Comments are closed.