Em campanha salarial, aeroviários paralisam Aeroporto JK

0
atojk-22122014

Divulgação/Fentac

Mais de trezentos aeroviários, organizados pelos sindicatos de aeroviários e Fentac, realizaram, nesta segunda-feira (22/12), ato no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília. A manifestação paralisou o check in do terminal e atrasou voos.

O protesto começou por volta das 7h30min. Os trabalhadores bloquearam por aproximadamente 50 minutos as principais vias de acesso ao aeroporto e a entrada principal do terminal 1. Após a paralisação, os manifestantes seguiram de forma pacífica para o terminal 2, no check in da Azul, onde permaneceram até às 13 horas.

Os guichês de todas as companhias aéreas foram atingidos e vários voos foram cancelados. Em meio à paralisação, a polícia agiu com truculência e borrifou gás de pimenta nos manifestantes e na imprensa.

O objetivo da manifestação dos trabalhadores foi chamar a atenção das empresas aéreas, que se recusam a dar reposição salarial com ganho real aos trabalhadores. O Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (SNEA) oferece apenas reajuste salarial de 6,33%, que é equivalente à inflação do período. Os trabalhadores reivindicam 11% de aumento salarial e aplicação do índice nos demais itens econômicos.

Além do Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre, participaram do ato dirigentes dos sindicatos de aeroviários de Guarulhos, Campinas, Recife, do Sindicato Nacional dos Aeroviários e da Fentac. Houve também apoio de militantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística (CNTTL/CUT) e CUT/DF.

A próxima rodada de negociação com as empresas aéreas acontece em 7 de janeiro. A data-base de aeronautas e aeroviários, que realizam campanha unificada, é 1º de dezembro. Cerca de 70 mil trabalhadores integram as duas categorias no país. (Com Sindigru)

Confira aqui a repercussão do ato na imprensa: CLIQUE AQUI

Share.

Comments are closed.