Aeroviários e aeronautas param Santos Dumont em protesto dia 15

0

CAMPANHA SALARIAL 2014

Aeroviários e aeronautas realizaram um grande ato no Aeroporto Santos Dumont, na última segunda-feira (15/12), desde às 5 horas da manhã, com boa repercussão na imprensa.

Ato no check in do Aeroporto Santos Dumont

Houve paralisação do check in de todas as companhias aéreas, por uma hora e meia, e atraso nos voos. O ato, que reuniu mais de 150 trabalhadores de todo o Brasil, serve de alerta às companhias, que estão propondo aumento real zero na campanha salarial e negando reivindicações importantes, como o piso para os atendentes de check in.

Participaram todos os sindicatos de aeroviários (incluindo o de Porto Alegre), o Sindicato Nacional dos Aeronautas e a Fentac.

Novos protestos já estão sendo organizados, em defesa do aumento real, das demais reivindicações da pauta entregue às empresas e contra a precarização das condições de trabalho.

O Sindicato destaca a importância dos trabalhadores também defenderem seus direitos, principalmente na alta temporada, onde são mais frequentes as situações de estresse e abusos de passageiros, como o recente caso do juiz que deu voz de prisão a três funcionários da TAM após ter perdido um voo por estar atrasado. O abuso de poder levou ao afastamento temporário do magistrado, enquanto o caso é averiguado pela Corregedoria de Justiça do Maranhão.

Além disso, a sobrecarga de trabalho, devido à falta de contratações por parte das empresas, fica extremada nessa época do ano. O trabalhador deve estar atento e não extrapolar sua função, assim como denunciar assédio moral e qualquer irregularidade ao Sindicato.

A próxima rodada de negociação acontece nesta quinta-feira (18/12), em São Paulo.

Share.

Comments are closed.