Sindicato reúne-se com presidente da TAP ME e cobra reivindicações

0

A direção do Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre participou de reunião, em 17 de novembro, com o diretor-presidente da TAP ME, Nestor Koch, e a vice-presidente de Administração e Finanças, Gláucia Loureiro. Também participaram a gerente de Recursos Humanos, Rita Castro, e o coordenador do Depto. Pessoal, Rodrigo.

Na reunião, os representantes do Sindicato levantaram a maioria dos assuntos que vêm sendo debatidos junto aos trabalhadores. Dentre eles, a necessidade de a TAP ME cumprir a legislação, pagando, por exemplo, os adicionais de periculosidade/insalubridade, para evitar passivos trabalhistas. A direção da TAP ME não trouxe nenhuma informação nova sobre a privatização do grupo TAP. O Sindicato avaliou que a reunião foi positiva, por retomar um canal de diálogo entre trabalhadores e empresa. Veja abaixo o que foi debatido:

DEMISSÕES – O Sindicato questionou a falta de critérios no processo que levou a demissão de mais de cem funcionários, desses 62 em Porto Alegre. Os representantes da TAP ME não souberam explicar os critérios utilizados na definição dos demitidos e reafirmaram que precisavam diminuir a folha de pagamento.

ATRASO NO PAGAMENTO – A empresa disse que dois clientes grandes atrasaram o pagamento, o que levou ao atraso do salário de vários trabalhadores. Disse ainda que não informou previamente os funcionários para não criar pânico.

PLANO DE CARREIRA – Os dirigentes da TAP ME disseram que estão tentando melhorar o acesso a promoções, promovendo cursos, e que o supervisor direto agora participa das avaliações, o que é bom para os funcionários. O Sindicato reforçou que as avaliações do plano de carreira devem ser de 360º (funcionários avaliando chefias e direção da empresa), e que enquanto houver gerentes como o “Sr. Ostrão” nenhum plano terá credibilidade.

AVIÔNICA – O prédio onde fica o setor de aviônica está à venda. O setor será transferido para outro local. A empresa está tentando captar serviço para manter o setor ativo, do contrário, pretende realocar os trabalhadores em outras áreas.

CONTAMINANTES – O Sindicato cobrou uma solução adequada à lavagem de uniformes de mecânicos e trabalhadores que atuam com químicos. A TAP ME disse que contratou uma empresa visando uma solução para o caso.

Share.

Comments are closed.