TAM diz que na?o pagara? maquiagem

0

Empresa pede apoio ao PPR e aceitac?a?o do ponto eletro?nico por parte do Sindicato

A TAM nega que esteja exigindo das trabalhadoras o uso de maquiagem e disse que o assunto deve ser debatido junto ao SNEA (Sindicato Nacional das Empresas Aerovia?rias). Assim, a empresa quer isentar-se de qualquer pagamento de verba para compra desses produtos, cuidados com o cabelo e unhas.
Na pra?tica, o Sindicato dos Aerovia?rios de Porto Alegre sabe que as trabalhadoras sa?o cobradas e inclusive fiscalizadas para que estejam sempre impeca?veis em relac?a?o ao penteado, maquiagem e unhas, chegando a tomar adverte?ncias quando fogem do padra?o imposto pela companhia. Diante do impasse, o Sindicato ira? tomar as medidas cabi?veis.
Na reunia?o que debateu esse assunto, realizada na sede do Sindicato, em 24 de julho, tambe?m foram discutidos o vestia?rio e os uniformes. O vestiário já está em uso, com a aquisição de lixeiras adequadas à norma da Anvisa, e atendeu à expectativa dos aeroviários.
A falta de uniformes, segundo a TAM, deveu-se à troca de um fornecedor, que não deu conta dos prazos estabelecidos, e o problema deve ser resolvido logo. O Sindicato reforçou a importância da distribuição dos itens, em especial os de inverno, com a máxima urgência possível.
A empresa pediu ao Sindicato que reveja suas posições sobre oPPR (Plano de Participação nos Resultados) e o ponto eletrônico. O ponto não está adequado às normas do MTE (Ministério do Trabalho), pois não imprime a via para o trabalhador. A empresa quer que o Sindicato aceite esse sistema e informe isso ao MTE, o que, conforme previsto na norma, a isentaria da necessidade de adequação.
O Sindicato afirmou estar aberto ao diálogo, desde que os direitos dos trabalhadores sejam respeitados e haja tempo hábil e democracia nas discussões. Sobre o PPR, a entidade entende que a empresa está atrasada na entrega da proposta e afirmou que se não houver agilidade nos debates, formação de comissão e apresentação do plano, ainda no mês de agosto, ficará inviável para os trabalhadores realizar a discussão e cumprir as metas que vierem a ser estabelecidas.

Share.

Comments are closed.