Depois de 6 anos de enrolação, governo afirma que não fará acordo com Aerus

0

Em 12 de março, o STF reconheceu o direito da Varig de receber indenização pela defasagem tarifária, estimada em R$ 7 bilhões.

Parte desse valor deve ir para o Aerus, para o pagamento das pensões e aposentadorias. Há mais de seis anos os aposentados lutam por um acordo com o governo federal.

O governo é corresponsável pelos prejuízos causados aos aposentados, uma vez que como fiscalizador do Aerus, através da Secretaria de Previdência Complementar, permitiu que a situação chegasse à insolvência.

Todavia, em 2 de julho, o governo informou que não fará acordo com os aposentados e pensionistas do Aerus, frustando cerca de vinte mil aeroviários e aeronautas que acreditavam em uma saída negocial para garantir a integralidade de seus benefícios.

A decisão do governo deixou indignadas as entidades sindicais do setor aéreo, que ao longo desse período estiveram ao lado dos participantes do Aerus, lutando pelo acordo. “Essa é uma luta que vinha se prorrogando eternamente e ficou claro que o governo não vai pagar. As portas de acesso que os sindicatos tinham junto ao governo se mostraram ineficientes. Com o governo não se faz acordo. Só se consegue algo na base da pressão. Precisamos fazer um movimento forte durante essa eleição, chega de esperar”, comenta a direção do Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre.

Share.

Comments are closed.