Vamos torcer por um Brasil mais justo, que atenda os anseios das ruas

0

No último domingo (22/6), os aeroviários comemoraram o dia da profissão. A data faz referência à Regulamentação Profissional, instituída pelo Decreto 1.232, em 1962. Neste ano, diante das dificuldades tremendas enfrentadas pelos trabalhadores ao longo da última campanha salarial, cujos ganhos foram muito poucos, a direção do Sindicato entende que o momento não é de comemoração e sim de reflexão. 

Garantir 5,6% de reajuste (índice igual ao INPC do período de dezembro de 2012 a dezembro de 2013, ou seja, 0% de aumento real) não é exatamente uma vitória. Realizar uma campanha onde vários sindicatos foram entregando o jogo para as empresas, a fim de evitar ruídos com o governo às vésperas da Copa do Mundo e em ano de eleições, demonstra que há muitos sindicatos no setor aéreo atrelados a partidos e governos e representando pouco os trabalhadores. O único avanço foi a ampliação da licença maternidade para seis meses, que passará a valer a partir de dezembro de 2014.

Em Porto Alegre, os aeroviários aprovaram por unanimidade, na assembleia realizada no último dia 24, a assinatura do acordo com as companhias aéreas. Com isso, todas as empresas do setor devem garantir reajuste de 5,6%, retroativo a dezembro de 2013, sobre salários e itens econômicos.

O Sindicato, no entanto, quer mais para os trabalhadores. Quer um dia do aeroviário com motivos para comemorar. Quer uma campanha salarial mais corajosa, altruísta e determinada, capaz de avançar em direitos e garantir aumento real. Quer, enfim, construir uma campanha salarial 2014/2015 com mais unidade e consciência por parte das entidades sindicais e dos trabalhadores, capaz de enfrentar os inúmeros problemas e revertê-los. Afinal, são muitos os direitos desconsiderados pelas companhias aéreas e cada vez maior a precarização do trabalho.

O povo está torcendo pelo Brasil nessa Copa. E nós estamos torcendo pelo povo brasileiro.

Se esse dia dos aeroviários foi morno, se essa campanha salarial foi meio fantasma, que isso sirva de aprendizado para as batalhas que vêm pela frente. Nossa profissão merece mais vigor de todos nós!

Share.

Comments are closed.