Para lucrar, TAM está exaurindo trabalhadores

0

As gerências da TAM vem apresentando aos funcionários algumas mudanças que a empresa está promovendo para reduzir custos. O Sindicato já ouviu relatos de uma representante sindicais da LAN Chile falando sobre um sistema Lean, criado pela Toyota, para reduzir despesas através da mecanização e automação. 

O depoimento foi dado durante o último encontro da Latam promovido pela ITF. O objetivo da companhia seria fazer com que menos profissionais conseguissem realizar mais serviços, o que pode significar cortes de mais de 50% do número de vagas. Foi isso que aconteceu no embarque da LAN Chile, segundo relatos da sindicalista.

No Brasil, o mesmo sistema já foi apresentado pela TAM aos aeroviários desse setor. Mas a gerência nega, até o momento, que haverá demissões. O Sindicato teme uma ampliação de cortes na TAM, uma vez que a empresa busca o lucro a qualquer custo.

A entidade já constatou que a TAM vem demitindo as mulheres que atuam no setor de Limpeza, e contratando exclusivamente homens, para poder desviar função, colocando-os para descarregar voos sempre que achar necessário. A iniciativa pode ser uma resposta à luta dos sindicatos para ampliar direitos para as mulheres, como a licença maternidade de seis meses. Em outros países, as vagas da Limpeza também vêm sendo preenchidas majoritariamente por homens.

Na Rampa e na Manutenção da TAM está ocorrendo muita redução de mão-de-obra. No setor de Rampas, os aeroviários vem sofrendo afastamento de saúde cada vez mais constante, devido a lesões no ombro, joelhos e coluna, provocadas pelo excesso de peso a que são obrigados a carregar.

A TAM vem demitindo trabalhadores e não contrata novos para repor as equipes, que eram de quatro pessoas e hoje tem sido formadas por apenas dois profissionais. O aeroviário está carregando sozinho cerca de 1,5 tonelada a cada voo, o que é desumano, e por isso está adoecendo.

As gerências e supervisões só dizem que a situação vai piorar e afirmam que os trabalhadores vão ter que dar conta da demanda na Copa, pois não haverá mais contratações.

O Sindicato irá denunciar a TAM aos órgãos competentes.

Share.

Comments are closed.