Aeroviários da TAP ME lutaram muito pelos avanços dos últimos dias

0

Mas fique atento: condições de trabalho ainda são difíceis e direção da empresa de manutenção segue tentando enfraquecer a unidade dos trabalhadores

Na semana passada, a TAP ME enviou um comunicado aos trabalhadores informando o atendimento a duas demandas da categoria: vale-alimentação e plano de saúde. A empresa anuncia os benefícios, ressaltando que os concedeu “apesar das diversas paralisações”.

A TAP ME quer fazer o trabalhador crer que não foram os protestos que motivaram essa decisão. Que, “na verdade”, eles poderiam ter prejudicado esses avanços. É o velho discurso do patrão querendo iludir e controlar corações e mentes para que os “colaboradores” ajam segundo seus ditames, e não de acordo com suas reflexões sobre o que é justo e correto e sua consciência.

A empresa disse ainda que a falta de promoções se deu em razão dos maus resultados financeiros de 2013. No comunicado, ela cita o Plano de Cargos e, é claro, não diz que ele é uma falácia desde o começo.

Para o Sindicato, os benefícios concedidos na semana passada são claramente o resultado de um ano de denúncias, negociações e mobilizações. E os avanços são poucos, comparados ao que a empresa teria condições de realizar, caso sua gestão fosse mais eficiente e democrática. Mas toda conquista deve ser comemorada como um passo num processo maior, que abrange toda essa luta em defesa dos direitos da categoria.

Entenda melhor o que a TAP ME concedeu e o porque desses avanços, nesta retrospectiva que o Sindicato preparou sobre a atuação da entidade e dos trabalhadores junto à TAP ME desde agosto de 2013.

Duas das pautas previstas foram parcialmente atendidas com esse comunicado:  plano de saúde e subsídio para alimentação. O Sindicato segue, no entanto, firme na luta para que o plano de saúde seja subsidiado para todos os funcionários, assim como por reajuste salarial, abono e plano de carreira, entre outros.

Em tempo, a reunião do Sindicato com a direção da TAP ME, que iria acontecer em 23 de janeiro, foi transferida para 3 de fevereiro. A expectativa é de que participem os vice-presidentes Glaucia Loureiro (Administração e Finanças) e Eng. Valter Fernandes (Operações).

Share.

Comments are closed.